· Identificar :amplitude, comprimento de onda e freqüência.
· Conceituar: amplitude, comprimento de onda e freqüência.
· Acessar o objeto virtual de aprendizagem verificar como funciona
· Analisar a simulação e elaborar a explicação do fenômeno abordado na simulação.
· Responder questionário objetivo.
Questionário
Marque a resposta correta:
0! - Em uma propagação ondulatória, o número de frentes de onda que passam por um mesmo ponto, em um segundo, é denominado:
a) amplitude b) período c) comprimento de onda d) freqüência e) fase
2)A velocidade do som na água, em comparação com sua velocidade no ar, é:
a) maior. b) menor. c) igual.
d) diferente, mas não é possível dizer se maior ou menor.
e) maior ou menor, dependendo da freqüência do som que se propaga.
03)Numa experiência clássica, coloca-se numa campânula de vidro onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido. Isso acontece porque:
a) O comprimento de onda da luz é menor que o do som.
b) Nossos olhos são mais sensíveis que nossos ouvidos.
c) O som não se propaga no vácuo e a luz sim.
d) A velocidade da luz é maior que a do som.
e) O vidro da Campânula serve de blindagem para o som, mas não para a luz.
04)Uma onda sonora, propagando-se no ar com freqüência f, comprimento de onda X e velocidade v, atinge a superfície de uma piscina e continua a se propagar na água. Neste processo, pode-se afirmar que:
a) apenas f varia. b) apenas v varia. c) apenas f e X variam. d) apenas X e v variam. e) apenas f e v variam.
05). O fenômeno físico que caracteriza uma onda é:
a) o transporte de energia. b) o transporte de matéria.
c) o transporte de energia e matéria. d) o transporte de intervalos de tempo.
e) o transporte de fontes de luz.
06)Uma bóia encontra-se no meio de uma piscina. Uma pessoa provoca ondas na água, tentando deslocar a bóia para a borda. A chegada da bóia à borda da piscina:
a) jamais ocorrerá. b) depende da freqüência da onda.
c) depende da amplitude da onda. d) depende da densidade da água.
e) depende da razão freqüência/amplitude da onda
Percebi que poderiamos ficar até mais tempo com eles que a oficina iria fluir tranquilamente, e que eles gostaram de fazer os testes com ondas e outros pois para eles eram novidades e uniram os conteúdos visto em sala de aula com a prática.
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